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Como as pessoas me encontram na internet...

Um dos últimos conceitos de marketing, afinado com a mais recente teoria do marketing 4.0 de Philip Kotler, é o InBound Marketing, ou marketing de atração.

O comportamento do cliente mudou com o surgimento da internet, smartphones, velocidade das coisas e principalmente das negociações comerciais. Parece que o mundo das vendas teve muita facilidade de se adaptar a realidade virtual, e o conceito do marketing 4.0 aborda isto: o marketing na internet, entre outras coisas.

A internet é basicamente uma fonte de informações. Aonde aquilo que eu pergunto, ela me responde. E isso se aplica para tudo. Tudo mesmo! Se penso que estou doente, pergunto na internet. Se preciso chegar a um lugar, pergunto o endereço na internet. Se esqueci aquela receita gostosa da vovó, tem na internet também! Tudo está ali, ao alcance da mão, a um click de distância.

Para as vendas, é exatamente igual. Se quero comprar um celular, procuro na internet. Mesmo se a pessoa nunca comprou numa loja online, ela pesquisa o modelo, preço, vê as fotos, namora o produto e vai numa loja física. Para aqueles que já compram e sabe avaliar uma boa loja virtual, fazem todas as pesquisas sobre a loja, e compram ali mesmo, no celular, na palma da mão.

Mas como funciona essa "mágica" de ser encontrado na internet? A internet não tem uma inteligência que faz isso sozinha? Não. Infelizmente a internet não pensa sozinha. Quem pensa somos nós, e usamos ferramentas de localização das informações que estão na internet.

Uma das configurações mais básicas de um site ou loja virtual que almeja ser encontrada é informar no script do site as palavras-chaves que identificam o seu produto ou artigo de blog. Então, quando alguém digita exatamente as mesmas palavras-chaves, o encontro acontece!

Essa é apenas a configuração de SEO - Search Engine Optimization (Optimização dos mecanismos de busca). Alguns sites têm esse campo no admin, mas saber exatamente as palavras-chaves que as pessoas vão digitar envolve o estudo do comportamento do cliente, identificação do público alvo, tendências de mercado e principalmente, as características do produto ou artigo.

O SEO compõe apenas uma fração das técnicas de atração do inbound marketing.

Quer usar todo o potencial desta técnica em seu site? Nos contate.

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De onde surgem as boas ideias de marketing?

As boas ideias de marketing digital não surgem. Elas são fruto de muito estudo teórico sobre marketing, muita experiência e muita ação.

Qualquer teoria, quando muito estudada, leva a segurança sobre o assunto. Seja uma especialidade médica, um estudo sobre mecânica ou até mesmo um vestibular. Toda teoria examinada por várias vezes, e cada vez mais profundamente, leva a segurança plena sobre o assunto.

Mas, e a prática, não ajuda? Sim, e muito! Na verdade, teoria sem prática enferruja... Vamos usar novamente o exemplo do médico especialista. Se ele não fizer atendimento da especialidade estudada aos pacientes, logo a teoria perde sentido, entra em desuso e fatalmente, o cérebro evita guardar a informação irrelevante. Somente a prática valida a teoria. E no marketing digital não é diferente.

As ideias são fruto da teoria armazenada, esperando ser aplicada quando surgir a oportunidade da prática. Ou seja, quanto mais estudar e se aprofundar sobre Marketing Digital, maior a chance de você estar preparado para aplicar a teoria em determinada situação.

A criatividade, muitas vezes, é mais apreciada no mundo do marketing do que as ideias bem elaboradas. Existe uma tendência passada nos cursos de marketing digital, de deixar o marketing cada vez mais matemático, exato. Porém, sem a criatividade parece que não existe impacto.

Sim, a criatividade é fundamental para uma campanha de marketing impactante. Ainda mais na internet! As ideias criativas têm a característica de serem muito boas ou muito ruins.

Para ser criativo, é preciso estar inserido no contexto da campanha. Fazer uma campanha criativa sobre produtos naturais e não vivenciar o consumo de tais produtos, dificilmente levará a uma campanha criativa.

Uma das campanhas de marketing digital de produtos naturais mais criativas já desenvolvidas, foi sobre a utilização dos produtos do cliente para fazer um shake saudável. Esse insight só foi possível devido ao consumo quase que diário desses produtos, até chegar naquela receita saborosa de shake natural, e então, querer que essa receita seja feita por mais pessoas.

A campanha é a própria receita do shake natural, em forma de infográfico, postada nos feeds de notícias e storys das redes sociais. A aceitação foi excelente, além de tornar conhecidos mais de um produto da marca do cliente.

Ideias criativas de marketing digital são fruto de muita teoria, muita prática e muita vivência.

A vivência é o principal motivo de atendermos os nossos clientes nos seus estabelecimentos. Isto gera empatia, engajamento e estimula a criatividade.

Gostaria de ter ideias criativas de marketing digital para a sua empresa também? Entre em contato conosco.

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Marketing de Datas Sazonais

Datas sazonais, ou datas comemorativas, podem ser uma ótima opção para atingir seu público alvo.

O primeiro passo é definir qual é o seu público alvo. Focar melhor no perfil de cliente que você quer alcançar. Isso significa, que você deixará de lado perfis de clientes que podem não ser tão interessantes assim para o seu negócio, para alcançar com mais força o seu público mais rentável.

Vamos imaginar uma campanha de marketing natalina de uma rede de farmácias. Público alvo? Segundo o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade - ICTQ, 55% do público consumidor das farmácias são mulheres, com idade média de 41 anos, assalariadas da classe C. Vamos levar em conta que este público seja o mais rentável.

As keywords que atraem este público são: economia, praticidade, família, cuidados pessoais e saúde. Em uma campanha natalina, poderíamos imaginar estratégias do tipo: "Natal com economia em tamanho família". Parece bem atrativo para o público alvo.

A propaganda desta campanha de marketing deve ser atrativa para este público também. As cores, fontes de letras, imagens... tudo deve ter como foco o público escolhido.

Os preços e produtos devem favorecer ao público alvo também. Afinal, de quê adianta atrair pessoas para sua rede de farmácias se elas não econtrarão produtos que lhe interessem com preços que sejam atrativos?

Prepare os funcionários para receberem este público: treine melhor os atendentes para oferecerem produtos deste público; favoreça o layout da loja para que os produtos que este público mais consome por necessidade esteja ao fundo; que os produtos mais consumidos por impulso estejam próximo ao caixa e os produtos que mais chamam a atenção estejam próximos das portas de entrada, com preços realmente atrativos.

Talvez, em uma campanha ousada como esta, o lojista venda sabonetes ou fraldas a preço de custo para chamar público para sua loja. Mas dificilmente venderá somente este item. E se vender, pelo menos, se tornou popular.

Agora que temos uma ideia básica de como aproveitar uma data sazonal, pesquise quais datas o seu negócio pode aproveitar. Eu sempre uso o site datascomemorativas.me para pesquisar as datas que podem ser aproveitadas pelos meus clientes.

Faça esta pesquisa você também, e capriche no marketing!

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Anunciar no Whatsapp

Dica de marketing digital: agora o WhatsApp Business aceita anúncios através da plataforma para Facebook e Instagram

Se você usa o WhatsApp Business e tem produto cadastrado no catálogo virtual, você pode anunciar este item na sua página do Facebook através do WhatsApp

Esta ferramenta facilita que o interessado no seu produto entre em contato diretamente no seu WhatsApp ao ver o seu anúncio no Facebook

Se precisar de assessoria na área de marketing digital, entre em contato.

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